Shakugan no Shana (灼眼のシャナ Shakugan no Shana) é uma série de Light Novel, tendo a versão em anime produzida pelo estúdio JCStaff e totalizando 72 episódios divididos em 3 temporadas, cada um com 24 episódios. Muita expectativa foi criada pelo lançamento da terceira e última temporada, entretanto ela acabou decepcionando mais que as outras duas.

A história começa quando Sakai Yuji (um dos piores protagonistas de anime que eu já vi) em um dia que aparentava ser como qualquer outro acaba sendo atacado por seres misteriosos conhecidos como Rinne, servos de entidades maléficas chamados de Guze no Tomogara, que se alimentam do ”Poder da Existência” (Sonzai no Chikara) . Quando tudo parecia perdido, eis que surge a heroína da história, Shana (que até então não tinha um nome), uma Flame Haze protetora do equilíbrio do mundo, que acaba derrotando os monstros. Só depois é explicado ao protagonista toda a verdade por trás do nosso mundo, incluindo o conflito entre os Guze no Tomogara e os Flame Haze. A partir dai, Yuji juntamente com Shana vive inúmeras aventuras combatendo diversos inimigos.

De fato o anime se destaca principalmente por ter uma boa personagem feminino principal bastante carismática e marcante, porém o protagonista acaba sendo um ponto muito ruim, já que ele é muito pouco explorado quanto sua personalidade, fazendo com que a única coisa marcante em seu caráter seja a motivação clichê de querer ”ajudar todos os amigos”. Em relação ao desenvolvimento da história, Shakugan no Shana acaba cometendo falhas muito grandes ao deixar de explorar o tão mensionado ”Mundo de Guze” onde segundo o anime é onde vivem todos os seres de Guze, além de tornar muito desconexo as ações e objetivos dos vilões. Não há uma explicação clara e objetiva dos fatos, tudo simplismente acontece cabendo ao espectador compreender. Diálogos sem nexo, objetividade e fundamentação estão repletas principalmente na terceira temporada, servindo apenas para atrasar as cenas de ação que chegam a ser razoávelmente empolgantes, mas decepcionam quando chegam no climax.

Quanto ao romance, é outro ponto fraco do anime já que falta iniciativa por parte do protagonista, sem contar que a timidez e o orgulho da moçinha acabam tornando mais estagnado possível o desenrrolar da relação amorosa de ambos.

Como conclusão, creio que Shakugan no Shana é mais um anime que não sai do nível de razoável à ruim. Entretanto pode ser um atrativo para aqueles que procuram um anime de ação e romance apenas para passar o tempo.

Anúncios