Black Rock Shooter Innocent Soul (ブラック ★ ロック シューター – イノセント ソウル Burakku Rokku Shuutaa: Inosento Souru) é uma das três séries de mangás da franquia Black Rock Shooter lançada em 2011. Sobre a autoria de Suzuki Sanami, o mangá tende a trabalhar com um enredo totalmente diferente da série de anime e OVA.

A história de Black Rock Shooter Innocent Soul gira em torno de Rock, uma Black Shooter responsável em combater, capturar e purificar as chamadas ”almas impuras” que são espíritos de pessoas que em vida sofreram muito e acabaram presas em suas próprias desilusões após a morte. Essas almas ficam no mundo ilusório chamado Hazama, local entre o céu e o inferno, cabendo assim as Black Shooter atuarem como ”zeladoras” desse universo.

Diferentemente do anime e do OVA que trabalham com uma realidade paralela, no mangá vemos um mundo pós-morte onde uma organização é responsável em manter o equilíbrio purificando as almas que ali ficam presas. Todas as batalhas e mundos distorcidos são muito bem explicados nesse mangá, não criando dúvidas e nem deixando em aberto os fatos como acontece na versão animada. Uma importante distinção também, é o fato do mangá não trabalhar com a versão humana de Rock (pelo menos até onde li não falava nada dela), a Kuroi Mato, focando inteiramente o lado ”Black Rock Shooter”.

Como conclusão creio que Black Rock Shooter Innocent Soul atenda de certa forma a expectativa daqueles que se decepcionaram com o anime/OVA, já que o mangá traz uma boa explicação dos fatos desde o início da série, entretanto por seguir um enredo diferente não se pode ultilizá-lo para compreender a versão animada. Apesar do tema um tanto clichê e sem muita originalidade, as batalhas e o design das personagens são descentes.

Finalizando o post sobre Black Rock Shooter, notei que tanto o anime, o OVA e o mangá trabalham com a difícil relação que se tem em vida social. Talvez as lutas mostradas sem muito nexo no anime e no OVA sejam uma forma de metaforizar o psicológico das personagens e como elas gostariam de poder agir para enfrentar sua dor e sofrimento.

Anúncios